A vereadora Adriana Almeida(PV) apresentou nesta segunda-feira (20) uma indicação solicitando que a prefeitura de Santarém institua o programa de conscientização sobre a menstruação e a distribuição gratuita de absorventes nas escolas e demais órgãos públicos de todo o município.
Em sua fala Adriana destacou que o problema dos absorventes é também um caso de saúde pública. “Uma a cada quatro brasileiras já precisou faltar à escola por não poder comprar absorventes. Infelizmente muitas usam miolo de pão, panos, ou simplesmente faltam às aulas por não terem meios de fazer a própria higiene. Precisamos dar mais dignidade para as nossas mulheres”, disse a vereadora.
Na sessão o vereador Enfermeiro Murilo parabenizou Adriana pela pauta dos absorventes, que ficou conhecida como Pobreza Menstrual. “Imagino o quanto deve ser constrangedor para as mulheres essa situação. Desde já essa pauta já tem todo o meu apoio nesta casa”, afirmou Murilo.
Pobreza Menstrual no Brasil
O termo Pobreza Menstrual pode ser definido como a falta de acesso não somente a itens básicos de higiene durante o período de menstruação, mas também a falta de informação e, principalmente, falta de apoio.
Recentemente o Senado Federal aprovou um projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres em vulnerabilidade social, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Adriana também comemorou a aprovação deste projeto do Congresso e disse que precisamos juntar forças de todos os lados para combatera pobreza menstrual no nosso país.