A Câmara dos vereadores de Santarém foi tomada por uma onda rosa na tarde desta terça-feira (05). A vereadora Adriana Almeida (PV) promoveu uma sessão especial de conscientização ao outubro rosa, conhecido como mês de prevenção ao câncer de mama.
A sessão também foi realizada para homenagear dezenas de mulheres lutam contra o câncer, além de profissionais, empresas e órgãos da cidade que se dedicam a esta causa. Durante seu discurso Adriana agradeceu aos médicos e profissionais pelo empenho e ajuda que eles oferecem às mulheres que enfrentam a doença. “Ouvi relatos lindos de como esses médicos são anjos na vida dessas mulheres. São pessoas que com sua eficiência, empatia e cuidado aliviam a dor do outro”, afirmou a parlamentar.
A vereadora também destacou a garra que essas mulheres têm ao enfrentar o câncer de mama. “Foi emocionante ouvir o depoimento de tantas mulheres fortes, são histórias lindas que ouvimos aqui, e cada uma delas tem muito a nos ensinar. Senti amor em cada palavra. Só posso desejar que a cura venha o mais rápido e que vocês sejam muito felizes”,disse Adriana.
Homenagens
Durante a sessão algumas entidades receberam um certificado pelos relevantes serviços prestados à sociedade.Receberam a homenagem: Sanclin Imagem e diagnóstico, representado pelo Dr.Bruno Moura; Clínica Oncológica, representada pela dra. Kalysta Borges; Clínica da mulher, representada pelo dr. Rui Alho; Unidade de diagnóstico por imagem;Casa da Mulher, representada por Dinauria Farias; Hospital Regional do Baixo Amazonas, representado pelo dr. Heberth Moresch; Unidade de Saúde da família –jardim Santarém, representando todas as unidades de saúde na pessoa da enfermeira Rosa Alvarenga; Sicred, representado por Ana Paula de Marco; Casa Rosa e associação amigos do peito, representada por Adelane Siqueira; Projeto Mulheres Vitoriosas, representada por Benilza Miranda, Adriana Freire e Ralieny Pereira; Amigos dos Anjos de Deus, representado por Aldenora Andrade.
Campanha Outubro Rosa
O mês de outubro é dedicado a uma série de atividades para chamar a atenção para a relevância da prevenção ao câncer de mama. Ações como essa de hoje têm o intuído de disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer os exames, essa campanha também estimula que as mulheres se toquem e sempre façam o autoexame das mamas.
O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Foi depois disso, inclusive, que os laços cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa, começaram a aparecer.
A primeira ação do outubro rosa realizada no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo.Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.