A tarde da última quinta-feira (5) ficou muito mais florida em uma chácara de Santarém. Mais de 100 mulheres participaram de uma roda de conversa promovida pela vereadora Adriana Almeida (PV). O evento foi inspirado na campanha “agosto lilás” que conscientiza a população pelo fim da violência contra a mulher.
Adriana convidou a delegada Andreza Souza para dar uma palestra para as mulheres sobre o tema e falar sobre as leis que as protegem. As convidadas tiveram a oportunidade de fazer relatos e tirar dúvidas com a delegada. “A presença da delegada no nosso evento foi importante para que as mulheres saibam que a lei está do lado delas e que elas não precisam mais se omitir” declarou Adriana.
A diretora da Câmara Municipal de Santarém, Alene Cunha, também esteve presente na roda de conversa.Ela destacou a importância do evento que tanto trouxe esclarecimento para as convidadas. “As mulheres do nosso município não estão sozinhas, temos órgãos eleis que as protegem, temos uma rede de apoio que foi feita para nós”, afirmou Alene.
Psicólogas também fizeram parte da roda de conversa, elas fizeram dinâmicas e ouviram os relatos das convidadas. “Esse apoio oferecido pelas psicólogas é muito importante para as mulheres, com essas dinâmicas que foram preparadas elas se sentiram mais valorizadas e encorajadas a não aceitarem mais qualquer tipo de violência”,disse a vereadora.
No evento as convidadas também receberam brindes e participaram de uma ação social para corte de cabelo. “Nossa intenção era oferecer um momento em que elas pudessem es sentir bonitas e cuidadas. Aproveito para agradecer cada pessoa que dedicou seu tempo para cuidar das nossas mulheres neste evento,destacou Adriana.
Campanha Agosto Lilás
O agosto lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
Dados do Instituto Datafolha revelaram que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos já foi vítima de algum tipo de violência no Brasil apenas durante a pandemia de Covid-19. Só em Santarém no mês de junho de 2021 mais de 290 atendimentos foram feitos às vítimas de violência doméstica.