A vereadora Adriana Almeida apresentou nesta segunda-feira (24) dois pedidos de informação, solicitando que a Secretária de Saúde de Santarém (SEMSA) passe informações sobre a quantidade de atendimentos do castramóvel, a fila de espera e a contratação de uma empresa terceirizada para dar continuidade aos serviços.
Um dos documentos apresentados pela parlamentar pede esclarecimentos sobre os quantos atendimentos estão sendo realizados semanalmente e sobre o atendimento da lista de espera para realização das castrações, bem como, com qual regularidade estão sendo atendidos estes animais.
Segundo Adriana, muitos cidadãos tem procurado o gabinete dela para obter maiores informações sobre os procedimentos de castração prestados pelo município. “A maioria das pessoas que nos procuraram já se encontram na lista de espera desde o ano passado e até o presente momento ainda não obtiveram nenhum retorno, logo, em decorrência da importância da realização das presentes demandas e pela reivindicação dos cidadãos,gostaríamos de obter maiores esclarecimentos sobre o atendimento”, solicitou a vereadora.
O segundo pedido feito por Adriana solicita esclarecimentos sobre o porquê ainda não foi dado início a execução do contrato 070/2022-SEMSA, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de castração técnica minimamente invasiva e com procedimentos Pré-operatórios, cirurgia de esterilização de cães e gatos.
De acordo com o documento apresentado pela parlamentar, o contrato foi homologado dia 30 de Março de 2022 e até o presente momento ainda não houve o início de sua execução. “Considerando a alta demanda cães e gatos aguardando procedimentos em uma longa lista de espera, é imprescindível que os serviços sejam prestados com maior brevidade possível,pois a castração é uma das estratégias fundamentais para o manejo populacional de cães e gatos, que impacta diretamente na diminuição da taxa de natalidade. Logo, não podemos postergar ainda mais este serviço que é de extrema importância para o bem-estar animal e social”, completou Adriana.
A secretaria de saúde tem o prazo de 30 dias para responder os pedidos de informação feitos pela vereadora.