A Câmara Municipal deSantarém realizou nesta quarta-feira (02) a primeira sessão ordinária do ano de2022. A vereadora Adriana Almeida (PV) usou o seu tempo na tribuna para cobrarda Secretaria de Saúde o regular atendimento odontológico nas Unidades Básicasde Saúde (UBS) do município. Nos últimos dias a parlamentar esteve pessoalmenteem seis unidades da cidade atendendo pedidos da população para fiscalizar afalta de profissionais.
Segundo relatos feitos avereadora o tempo de espera para atendimento chega há três meses. “Recebemosdiversos pedidos de socorro da população. Inúmeras pessoas procuraram asunidades com dor de dente e foram informadas que seriam colocadas numa lista.Como que eu vou pedir para alguém com dor de dente esperar numa lista por mesespara ser atendido? indagou a parlamentar.
De acordo com Adriana em umadas visitas que ela fez a uma UBS a profissional escalada para o dia estava deatestado médico com Covid, porém, ao procurar pela dentista em um consultórioparticular a vereadora foi informada que ela estava em atendimento. “Queremosque o Coordenador de Saúde Bucal e que a Secretaria de Saúde nos dê explicaçõessobre a falta de atendimentos, já fizemos a nossa parte de fiscalizar, agoraprecisamos de respostas” disse Adriana no plenário.
Emdefesa da categoria
Adriana, que é odontóloga,apresentou ano passado requerimentos solicitando o aumento do salário dosodontólogos e a redução da carga horária, porém, os pedidos foram negados. “Eusei que a carga horária do município é puxada e fica difícil do profissional semanter só com o salário de um emprego. Minha luta não é contra a categoria,minha luta é a favor do povo, que sofre diariamente com a falta dosatendimentos” declarou a vereadora.